Histórias que se cruzam e entrelaçam corações

Histórias que se cruzam e entrelaçam corações

A memória é a capacidade que temos para conservar, relembrar as experiências, individuais e coletivas, e as informações do passado. É importantíssimo seu papel na construção das identidades, individuais e coletivas, para vivacidade e vigor da sociedade. Um povo sem memória é esquecido e sua história, morta. A memória não é a história, porém é um de seus objetos para a elaboração e sua reconstrução.

As Irmãs Batistinas, presentes no Brasil desde 1939, vêm germinando em seus corações a construção de um espaço que abrigue sua história. Uma história dinâmica: de coragem, de renúncias, de enfrentamentos, de adaptações, de aprendizagens, de alegria, de reveses, de crescimento, de recuos, de ousadias, de avanços... O início dela se dá com a chegada de cinco corajosas Irmãs vindas da Itália, em meio à segunda Guerra Mundial, Irmã Felice D’Amato, Irmã Agostina D’Amico, Irmã Ludovica Pancoto, Irmã Eufrosina Ciofani e Irmã Scolástica La Fratta, em Itapecerica, cidade do centro-oeste mineiro, rodeada de montanhas e enriquecida pela arte e pela cultura de seu povo.

A história de Itapecerica se entrelaça à história das Irmãs Batistinas. A aprendizagem e enriquecimento na educação e na cultura ocorrem mutuamente. Para marcar esse enlace, nascerá o novo empreendimento, o “Memorial da Congregação das Irmãs Batistinas no Brasil”, espaço vivo e dinâmico que recontará a história das duas importantes personalidades: Itapecerica e as Irmãs Batistinas. Esse será um espaço de fortalecimento da identidade das Irmãs Batistinas no Brasil, um local de comunicação e de valorização da história, da cultura, da proximidade e da religiosidade, com exposição de fotografias, depoimentos, objetos e promoção de eventos que ainda trarão maior visibilidade aos artistas da terra.

Acompanhe nossas redes sociais e conheça de perto esse espaço que marcará a história das batistinas no Brasil.

Em breve, mais informações!