o que é?

O memorial

MEMÓRIA VIVA

Das Batistinas para Itapecerica

Missão

Para resgatar e difundir a história, e preservar a memória da Congregação de São João Batista em Itapecerica e no Brasil, nasce o Memorial Batistinas. Um espaço de memória vivo, dinâmico e integrado à comunidade. O Memorial abrigará exposições que vão conectar com dinamismo os visitantes à história, ao carisma e à missão da Congregação de São João Batista. O Memorial será aberto ao público, que poderá conhecer mais sobre a história das irmãs e de suas obras por todo o Brasil. Além das exposições, o espaço será voltado para apresentações e eventos, que vão promover arte, cultura, educação e lazer em Itapecerica.

Motivação

O que nos move a este projeto

01

Objetivo

Construção de um anexo ao Educandário São João Batista, que terá a função de se tornar um espaço de memória e cultura para a Congregação das Irmãs de São João Batista (Batistinas) e, principalmente, para a população de Itapecerica/MG.

02

Premissas

Sobre a inserção urbana da nova edificação, serão tomados todos os cuidados necessários para resguardar e respeitar as normas do patrimônio histórico da cidade, bem como os valores e volumetria do seu entorno, sobretudo a fachada histórica do educandário.

03

Proposta

A nova edificação pretende estreitar as relações com os Itapecericanos e ser um lugar de referência, preservando e divulgando o patrimônio cultural da cidade para as futuras gerações.

Fundadação

“Sonhei com Jesus Nazareno que me disse: “Afonso, tu deves fundar um Instituto de Irmãs que chamarás do Nazareno e, um orfanato masculino e feminino. O terreno já está pronto, tu deves somente construir. Apenas serás sacerdote deverás ocupar-te disso”

Padre Afonso Maria Fusco | Fundador

As irmãs batistinas no Brasil

As pioneiras foram um exemplo de coragem e perseverança diante dos desafios, sempre com muita fé e confiança na providência amorosa de Deus.

Saiba mais
Blog

Posts destacados

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Nenhum evento encontrado
Perguntas frequentes

Sobre o Memorial

Quem está construindo?

O Memorial está sendo construído pela província brasileira da Congregação de São João Batista e conta com o trabalho de profissionais das áreas de Arquitetura, História e Marketing no desenvolvimento do projeto.

Será aberto ao público?

O Memorial será aberto à visitação do público em geral, formado tanto por moradores de Itapecerica, quanto por visitantes e turistas de outras cidades.

Será apenas um museu?

O Memorial das Irmãs Batistinas será um espaço de memória institucional da Congregação de São João Batista no Brasil. Assim como um museu, o Memorial abrigará exposições permanentes e temporárias de fotografias, objetos e documentos com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a história das irmãs batistinas no Brasil. Além das exposições, o Memorial também será um espaço de valorização da história, cultura e arte da cidade de Itapecerica.

Quais tipos de eventos acontecerão?

A proposta do Memorial é ser também um espaço cultural da cidade de Itapecerica, com a promoção de eventos culturais, como exposições de artistas da terra, apresentações musicais, exibição de filmes, entre outros.

Eventos

Destaques

Nenhum evento encontrado
Nenhum evento encontrado
contato

Participe da nossa obra

Você, itapecericano que tenha histórias e causos para contar relacionados às irmãs e suas obras, fotografias ou objetos - sobretudo antigos, a partir da década de 1940 -  que possam contribuir de alguma forma com o Memorial e seu acervo, entre em contato conosco!

Dados para doação:

Banco Itaú
Agência: 1403
Conta Corrente: 05232-5
CNPJ: 17.257.510/0001-41
Congregação São João Batista

Pix Itaú: csjbeconomato@csjbbrasil.org.br